EXPERIÊNCIAS LEITORAS DE UMA LEITURA LITERÁRIA SUBJETIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v35i1.15693

Resumo

O presente texto demarca o espaço da experiência de um observatório de leitura para educação básica, composto por estudantes do curso de Letras que encontram-se em processo de formação inicial para docência. Os atores aqui envolvidos na experiência participaram do Componente curricular Literatura e Recepção entre os meses de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. Foi utilizado como técnica de coleta as rodas de conversas (gravadas), as séries didáticas de leitura e a produção de relatos e diários de leitura. Esse material coletado foi analisado à luz do Método recepcional (ROUXEL), da produção de subjetividade (CANDAU, ECO, BARTHES) do conceito de Memória (RICOEUR, MANGUEL) para então chegarmos ao entendimento de como seria a educação literária de caráter emancipatório (COSSON, GOMES).

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Literatura. Leitor.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Berenice da Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Doutora da UNEB. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Líder do Grupo de pesquisa GEREL.

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Publicado

2021-05-20

Como Citar

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. EXPERIÊNCIAS LEITORAS DE UMA LEITURA LITERÁRIA SUBJETIVA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 35, n. 1, p. 121–139, 2021. DOI: 10.47250/intrell.v35i1.15693. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina