A LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DAS ESCRITORAS E JORNALISTAS DA AJEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v37i1.p93-106

Palavras-chave:

Leitura Literária, AJEB, Leitor e escritor, Jornalistas, Escritoras

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou responder à pergunta: qual a importância da leitura literária para a produção escrita das escritoras e jornalistas da AJEB? O objetivo do estudo foi verificar se a leitura literária ocupou um papel relevante para que as associadas da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil se constituíssem como escritoras. De abordagem quali-quantitativa e caráter exploratório, a proposta define-se como um estudo de caso e teve como instrumento de coleta de dados um questionário on-line respondido por 93 associadas. As reflexões do artigo resultaram dos diálogos estabelecidos com autores como Candido (2004), Petit (2009) e Compagnon (2009). Os resultados dos dados analisados revelaram que para as ajebianas a leitura literária contribuiu para a formação delas como jornalistas e escritoras. Para grande parte das entrevistadas, para ser um bom escritor é necessário, antes de tudo, ser um bom leitor que, por sua vez, não se constitui sem um significativo repertório literário.

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Biografia do Autor

Renata Marques de Avellar Dal-Bó, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Jornalista e Escritora; Vinculada ao Grupo de Estudos MARC - Memória, Afetos e Redes Convergentes do PPGCL da Unisul.

Chirley Domingues, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora pela UFSC; Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem-PPGCL e do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Unisul.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

MARQUES DE AVELLAR DAL-BÓ, Renata; DOMINGUES, Chirley. A LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DAS ESCRITORAS E JORNALISTAS DA AJEB. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 37, n. 1, p. 93–106, 2022. DOI: 10.47250/intrell.v37i1.p93-106. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17796. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

A literatura em espaços escolares e não escolares