A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA AFRICANA PARA A DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES NO BRASIL

Autores

  • Michely Peres de Andrade

Resumo

O trabalho apresentado propõe realizar breves reflexões sociológicas sobre a importância da literatura africana nas salas de aula brasileiras. Partindo dos estudos pós-estruturalistas e pós-coloniais, é discutida a imbricação entre linguagem, poder e performatividade nesse processo de adequação das ementas escolares, após a aprovação da Lei 10.639/2003. Defendemos a inserção dos textos literários africanos nos currículos, com vistas à renovação do repertório educacional e à valorização da negritude, esta compreendida e trabalhada junto aos alunos a partir da analítica da diferença e de uma perspectiva anti-essencialista.

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Como Citar

DE ANDRADE, Michely Peres. A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA AFRICANA PARA A DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES NO BRASIL. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 19, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1793. Acesso em: 1 out. 2024.