O FEEDBACK COLABORATIVO NA PRODUÇÃO DO GÊNERO E-MAIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Maria Angela Lima Assunção
  • Ana Maria de Oliveira Paz

Resumo

Este artigo descreve uma sequência didática desenvolvida em uma turmado Ensino Fundamental de uma escola pública do RN, a partir da didatização dogênero textual e-mail, com ênfase no feedback colaborativo. O corpus constituiu-sede textos produzidos pelos alunos, desde a primeira versão (manuscrita) à versão‘final’ (digital). O estudo ancora-se nos postulados de Bakhtin (2011 [1992]),Marcuschi (2008; 2010), Soares (2009), Oliveira (2010), Paz (2010), Koch (2012),Fernández (2012), Passarelli (2012), dentre outros. A análise aponta para resultadosexitosos, considerando-se a participação dos alunos nas atividades e o retornopositivo do feedback dos colegas. Evidenciou-se a necessidade de formaçãocontinuada que ofereça bases teóricas para subsidiar a prática dos professores queatuam nos diferentes níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ASSUNÇÃO, Maria Angela Lima; PAZ, Ana Maria de Oliveira. O FEEDBACK COLABORATIVO NA PRODUÇÃO DO GÊNERO E-MAIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3833. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa