PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE

Autores

  • Adriana Cavalcanti dos Santos

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte com resultados gerados de uma pesquisa que investigou as práticas de ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente, a relação entre as modalidades de práticas mediadas por professoras e a constituição de uma cultura docente (PÉREZ GÓMEZ, 2001). O corpus foi coletado na ocasião do desenvolvimento de uma investigação qualitativa (IBIAPINA, 2008), do tipo colaborativa, em contexto de observações da prática docente. As análises apontam que a adesão às mesmas modalidades de leitura pelas professoras e suas formas de mediação constituem a cultura docente do saber-fazer-ensinar a leitura na Educação de Jovens e Adultos, enquanto marcas de identidade das professoras como grupo social e profissional. 

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Como Citar

DOS SANTOS, Adriana Cavalcanti. PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 27, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6874. Acesso em: 5 nov. 2024.