Ser leiturante

[en]confabulações biocontando identidades e raízes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p11-25

Palavras-chave:

Ser. Leitura. Interdisciplinaridade. Giro dos saberes. Antirracismo.

Resumo

Tratamos neste artigo da questão de a Interdisciplinaridade ser um giro de olhar (periagogê) e de saberes contemporâneos, tendo sua ascese na dialogia e na Integração das ciências e do conhecimento, questiona a hiperespecialização e a fragmentação dos saberes, a razão metonímica. Constitui-se em uma Interconexão Interpretativa própria dos saberes, sejam eles procedentes de uma leitura literária ou de uma leitura semiológica, ou mesmo de uma reinterpretação, ressignificação ou transcriação de modo que a autonomia seja realmente doada e partilhada de per se. Este giro se faz de modo Interdisciplinar, Interativo e socializado, especialmente no contexto da apreendizagem como partilhar do ser, como prática da liberdade do pensar e do pensar-se. Procuro responder a duas questões fundamentalmente com objetivo de co-textualizar o leitor de forma a pensar-se como ser leiturante. Pergunto, então, como pensar a Interdisciplinaridade e os seus limites em um contexto escolar local, especialmente na questão de uma alfabetização antirracista? Como pensar uma práxis de leitura que promova a liberdade transcriadora, re-criativa e Interpretativa textual apropriada pelo leitor real numa perspectiva antirracista e antipreconceituosa?

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Biografia do Autor

Ricardo Almeida de Paula, Universidad Nacional del Centro – UNICEN/Argentina

Doutor em Educação pela UFG (2010). Professor convidado do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da UNICEN – Argentina. Membro do grupo de pesquisa CAOIDES da UFG com pesquisa em filosofia, cultura e Educação e do GPPRA da PUC Minas com pesquisa em aspectos teoliterários da literatura latinoamericana.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

PAULA, Ricardo Almeida de. Ser leiturante: [en]confabulações biocontando identidades e raízes. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 41, n. 1, p. 11–25, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v41i1.p11-25. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v41p11. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar