Letramento Literário no 7º Ano
explorando crônicas e despertando o prazer pela leitura
DOI:
https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p87-99Palavras-chave:
Ensinar. Literatura. Educação Básica. Ensino Fundamental Anos Finais.Resumo
Ensinar literatura na Educação Básica, precisamente nos Anos Finais, é um desafio, visto que tradicionalmente o letramento literário não é priorizado no currículo escolar. Nesse contexto, este estudo, que foi desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, visa apresentar um recorte de pesquisa realizada em Conde, na Paraíba, com estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental, e teve como objetivo propiciar aos alunos uma recepção crítica do gênero crônica literária, embasado nos estudos de Sá (1997), Cosson (2021) e Zilberman (2005). Os alunos demonstraram interesse pelo projeto, que os motivou à reflexão crítica e prazerosa da leitura.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANDIDO, Antônio. A vida ao rés-do-chão. In:CANDIDO,A. et al. Crônica: o gênero e sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992. p. 13-22.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: uma localização necessária. Letras & Letras, [s. l.], v. 31, n. 3, p. 173-187, 24 jun. 2015. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras. Acesso em: 08 mai. 2023.
COSSON, Rildo. Oespaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, F. A. et al (org.). Literatura: ensino fundamental. 20. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Cap. 3. p. 55-68.
D’ONOFRIO, Salvatore. Forma e Sentido do Texto Literário. São Paulo: Ática, 2007.
LAJOLO, Marisa. O que é Literatura. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Nova Cultural/Ed. Brasiliense, 1982.
MARTINHO,Maria Iraneide dos Santos; MARQUES, Moama Lorena de Lacerda. Acrônica literáriana sala de aula: entre a leitura e a produção. Revista Humanidades e Inovação, Palmas,v. 7,p. 121-130, 17 jan. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1931.Acesso em: 11 mai. 2023.
SANTOS, James Rios de Oliveira; YAMAKAWA, Ibrahim Alisson. Leitura e o letramento literário em perspectiva: discutindo abordagens, matizando conceitos. RevistaX, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 84-101, 2017.
SOARES, Angélica. Gêneros Literários. 7. ed. São Paulo: Ática, 2007. 85 p.
SOUSA, Soraya de Melo Barbosa; GUIMARÃES, Ana Maria de Matos Letramento literário na formação Inicial de professores: de práticas e eventos de letramentos para práticas docentes humanizadoras. Revista Práticas de Linguagem, [s. l.], v. 8, n. 3, p. 97-119, 25 set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/28304. Acesso em: 08 mai.2023.
ZILBERMAN, Regina. A universidade brasileira e o ensino das literaturas de língua portuguesa. In: BORDINI, M. da G. et al (Org,). Crítica do tempo presente. PortoAlegre: Nova Prova; Iel, 2005.