Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    Somente serão aceitos artigos de mestrandos com doutores, mestres com doutores , doutorandos com doutores e doutores.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

Author Guidelines

Formato de artigo

Os artigos devem ter a extensão mínima de 12 e máxima de 15 páginas. Artigos que apresentarem número de páginas incompatível com o determinado para mínimo e máximo não serão aceitos.

1. Configurar a página: tamanho do papel: A4 (21,0x 29,7 cm); margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 3 cm.

2. Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.

3. Espaçamentos: 1,5 entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco (1,5) depois do título de cada seção do artigo. Deixar uma linha (1,5) entre o ABSTRACT/KEYWORDS e o início do texto.

4. Parágrafo: 1,00 cm de adentramento.

5. Tabelas, Quadros, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es). Esses elementos devem ser precedidos de título, em fonte 12/negrito. Embaixo deve obrigatoriamente vir a Fonte: (GOMES, 2014, p. 50) – Caso haja mais informações colocar uma nota de rodapé como endereço eletrônico e acesso.

Padrão das fontes para título e subtítulos

6. O Título em português  deve, obrigatoriamente, apresentar uma tradução logo abaixo em inglês. Se for em língua estrangeira, deve trazer uma tradução em português.  Fonte 12, Times New Roman, centralizado em minúsculas (MAIÚSCULAS só para iniciar o título e nomes próprios  em negrito.

7. O(s) nome(s) do(s) autor (s) deve(m) vir 2 espaços simples abaixo do título à direita, sem itálico, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, fonte 12, Times New Roman, justificado, com uma nota de rodapé com os dados básicos:  titularidade acadêmica; vínculo funcional, grupo de pesquisa , e-mail. número do orcid;  

Carlos Magno Gomes1

Ex.: 1 - Doutor pela UnBJ; Professor Titular dos Estudos Literários do PPGL e Profletras/UFS; Membro do GT da ANPOLL A mulher na Literatura; E-mail: calmag@bol.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9070-9010

8. A palavra RESUMO (Fonte: Times, 10, sem itálico) deve estar em maiúsculas, negrito, com dois pontos, três linhas (simples) abaixo do nome do autor, sem adentramento. Iniciar o texto do resumo na linha de baixo.

9. O texto do resumo, na língua em que foi escrito o artigo, deverá vir depois dos dois pontos, sem adentramento, e deverá ter, no mínimo, 5 linhas, e no máximo, 10 linhas (entre 60 e 100 palavras - Times, 10, espaço simples).

10. As PALAVRAS-CHAVE, expressão escrita em maiúsculas e negrito, devem ser inseridas na linha de baixo, espaçamento simples, na língua utilizada no artigo, máximo de cinco (5). Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de Ponto  para separação entre as palavras, com ponto no final.

11. A palavra ABSTRACT (Times, 10) deve aparecer em maiúsculas, negrito, com dois pontos, três linhas abaixo das PALAVRAS-CHAVE, sem adentramento. Iniciar o texto do abstract depois dos dois pontos. O resumo em inglês deve ter, no mínimo, 5 linhas, e no máximo, 10 linhas (entre 60 e 100 palavras - Times, 10, espaço simples). As KEYWORDS, expressão escrita em maiúsculas e negrito, máximo de cinco (5) palavras, devem aparecer na linha de baixo, espaçamento simples. Só a primeira letra de cada palavra estará em maiúscula. 

Atenção: Se o artigo estiver em língua estrangeira, ele deve apresentar um resumo e palavras-chave em português.

12.  Subtítulos devem ser SEM adentramento, em maiúsculas só a palavra inicial, sem numeração para todos os subtítulos. Inclusive a palavra Referências.

13. Citações: As citações devem ser acompanhadas por uma chamada para o autor, com o ano e o número da página exemplo: (Hall, 2010, p. 25). A referência bibliográfica da fonte da citação virá em lista única ao final do artigo.

Observações para Citações e notas
As citações devem seguir o formato ABNT (NBR 10520, 2023), cujas diretrizes básicas são as seguintes:
As citações de até 3 (três) linhas deverão vir entre aspas na sequência do texto.

As citações de mais de 3 (três) linhas deverão vir em parágrafo à parte, recuado a 4 cm da margem esquerda, em tamanho 10.

Citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas, inserindo-se o texto original em rodapé. O autor das traduções deve ser informado após a indicação da página da citação, conforme as orientações da NBR 10520 (2023).

Intervenções (alterações, inclusões) do autor na citação direta devem ser indicadas por colchetes (vide exemplo da alínea c do item 6).

Supressões nas citações diretas devem ser indicadas por reticências entre colchetes: […].

Notas de referência: são notas que indicam as fontes das obras citadas ou remetem a outros pontos do próprio texto. Deve-se seguir o sistema autor-data com as seguintes orientações básicas:

  1. Citação indireta precedida de menção ao autor: O sobrenome do autor deve vir em caixa baixa seguido do ano entre parênteses (a indicação da página é opcional):
    – Segundo Elia (1979), a Bopp lançou as bases para a identificação do parentesco entre línguas.
  2.  Citação indireta sem prévia menção ao autor: Sobrenome do autor também em caixa alta-baixa e ano devem vir entre parênteses após a citação. A indicação da página é opcional. – Sabe-se hoje que não é possível sustentar a tese de que o latim vulgar tenha sido homogêneo (Elia, 1979, p. 42).
  3.  Citação direta precedida de menção ao autor: O sobrenome do autor deve vir em caixa alta-baixa seguido do ano e da página entre parênteses: Como lembra Elia (1979, p. 5), “[um] dos mais importantes resultados do método foi a classificação genealógica das línguas, segundo a qual um grupo de línguas é reconduzido ao antepassado comum […] do qual aquelas são fases ou diferenciações.”
  4.  Citação direta sem prévia menção ao autor: Sobrenome do autor também em caixa alta-baixa, ano e página devem vir entre parênteses, após a citação:  São chamados de superestratos “[as] línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem contudo absorvê-la” (Elia, 1979, p. 110).
  5. Para citações de fontes com quatro ou mais autores, pode ser citado o primeiro autor seguido da expressão et al., embora na referência constem todos os autores. Qualquer que seja o recurso utilizado, este deve ser uniforme em todas as citações no documento. – De acordo com Maciel et al. (2019, p. 163), “a amostra não é representativa das mulheres que praticam atividade física em Brasília-DF, trata-se de uma amostragem feita por conveniência. Na literatura científica são raros estudos voltados para a faixa etária investigada.” Se o nome do autor estiver citado no período, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página.  
  6. As expressões idem, ibidem, op. cit. e loc. cit. não devem ser usadas. Sempre devem ser usadas as formas acima.

Observações especiais:

- todas as obras citadas no texto devem ser referenciadas e vice-versa;

- toda palavra estrangeira deverá ser grafada em itálico;

14. As notas devem aparecer ao pé da página, Fonte Times, corpo 10, espaço simples, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

Importante: as notas devem ser utilizadas para expor comentários do autor do artigo, para a inserção de alguma informação adicional ou para a apresentação de textos traduzidos em sua língua original. Esse espaço não deve ser utilizado para listar referências que devem constar na lista final após o texto.

15. O Itálico deverá ser utilizado em duas situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto.

16. O Negrito deve ser evitado no corpo do texto. Utilizá-lo apenas no título do artigo, nos subtítulos e nos títulos das obras nas referências.

17. Não utilizar sublinhado em nenhuma parte do artigo.

18. Usar aspas no corpo do texto para citações;  No título de contos, poemas, canções, partes de obras ou capítulos.

19. Normas para organizar as referências:

Fonte Arial 12, espaçamento 1,0 (simples) e com espaçamento entre as obras. O nome Referências, segue em caixa baixa e em negrito. Devem constituir uma lista única ao final do artigo, em ordem alfabética, por sobrenome de autor. Colocar só obras citadas no texto, conforme exemplos a seguir, como o título em negrito:

Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título. Tradutor. edição (a partir da segunda). Local (cidade) de Publicação: Editora, ano.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Tradução de Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1989.

Capítulo de Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome do Organizador (org.). Título do livro. edição (a partir da segunda). Local (cidade) de Publicação: Editora, ano. página inicial e final do capítulo.

GENS, Rosa Maria Carvalho. Linhagem de princesas: charme, feitiço e desencanto. In MELO, Marcos Ribeiro et al. (Org.). Identidades e práticas educacionais. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009, p. 97-110.

Artigo de revista: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do artigo. Título do Periódico. local (cidade) da publicação, volume, número, páginas inicial e final do artigo, ano da publicação.

MELLO, Cláudio. Práticas sociais de leitura literária em espaços escolares e não escolares. Interdisciplinar – Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, UFS, v. 37, n. 1, p. 29–43, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18329. Acesso em: 11 jun. 2024.

Monografias, dissertações, teses: 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do trabalho. Orientador: Nome do Orientador. Ano da defesa. Número de folhas. Tipo de trabalho (Titulação) – Faculdade, Instituição, Cidade, ano de publicação.

AUAD, Pedro Henrique Trindade Kalil. Teoria da literatura e teoria do cinema: a crise e o fantasma. Orientadora: Leda Maria Martins. 2014. 252 f. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. 

Não se deve usar traços para substituir repetições de nomes de autores. Repita o nome do autor, se a obra seguinte for do mesmo.

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples entre as referências.  Citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c.

Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: Nome do evento, número, ano, local de realização. Título da publicação (sem destaque): subtítulo da publicação (sem destaque). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Ex.: FARACO, Carlos. Alberto. Voloshinov um coração humboldtiano? In: XI Conferência Internacional sobre Bakhtin, 11, 2003, Curitiba. Proceedings of the Eleventh International Bakhtin Conference. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2004, p. 261-264.

Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal (em negrito), Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano. 
Ex.: NIEDERAUER, Mariana.  Professora Gina Vieira Ponte celebra os 10 anos do Mulheres Inspiradoras. Correio Braziliese. Caderno Trabalho e Formação, Brasília, versão online, 07 de abr. de 2024. Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/trabalho-e-formacao/2024/04/6831800-gina-vieira-ponte-professora-que-criou-o-projeto-mulheres-inspiradoras.html. Acesso em 01 de ago. 20114.

Publicações online seguem os padrões anteriores conforme o tipo de publicação.

Informações gerais para envio dos originais:


Só recebemos os artigos via plataforma da Interdisciplinar. No cadastro do autor deve vir um pequeno currículo, no qual devem constar informações quanto à titulação acadêmica do autor e respectiva instituição, atividades que desempenha e instituição a que está vinculado.

Resultado: A desconsideração das normas apresentadas implicará a não aceitação do trabalho. A seleção será feita pelo Conselho Editorial Consultivo da Revista Interdisciplinar e por pareceristas ad hoc. O resultado será divulgado via e-mail.

Importante: O descumprimento de alguns dos requisitos acima poderá acarretar a desclassificação do artigo do processo de seleção. Em caso de dúvidas entre em contato com o conselho editorial pelo e-mail: calmag@bol.com.br


A partir da indicação de parecer favorável, pelo sistema de avaliação Double Blind peer review e arbitragem, o artigo passará pelo processo de revisão e adequações necessárias a esse periódico. Título, resumo e referências devem seguir as normas aqui publicadas. A equipe editorial repassará o parecer aos autores após o término do processo de avaliação via e-mail.


Observação:
Não serão aceitos trabalhos enviados pelo sistema. SÓ POR E-MAIL: calmag@bol.com.br

Etapas de cadastramento e avaliação 
1 - faça seu cadastro no site da revista.
2 - submeta seu texto pelo sistema apenas no período aberto.
3 - após o cadastro do texto, envie uma cópia em Word  sem identificação para o editor com o resumo do currículo do autor: calmag@bol.com.br

Volume 40: Tradução em perspectiva

Artigos relacionados à tradução

Sexualidades dissidentes e violências de gênero e na literatura

Volume 41/42: Ensino de Literatura/Estudos de gênero

 

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.