PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA

Authors

  • Laura Camila Braz de Almeida

Abstract

O presente artigo apresenta resultados de um estudo qualitativo sobre a Perspectiva Interacionista da Leitura (KLEIMAN, 2008) no processo de ensino de língua portuguesa. Esse estudo é uma das etapas de execução do projeto de pesquisa chamado Aprimoramento do Processo de Ensino de Português como Língua Materna (PLM) e como Segunda Língua(PL2), desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe. Baseando-se na análise de gêneros discursivos apresentados por Bakhtin (2010) e no estudo sobre a leitura como uma atividade de construção do sentido com a interação autor-texto-leitor (KOCH; ELIAS, 2007), pretende-se analisar o processo de formação de professores de língua portuguesa como língua materna (PLM) e como segunda língua (PL2). Nesse estudo, são analisadas as atividades de leitura e de escrita e a construção textual-interativa, elaboradas pelo grupo de pesquisa composto por alunos da graduação para serem usadas no ensino de português. Essas tarefas têm como objetivo apresentar características da leitura, como interlocução entre o leitor e o autor, sujeitos sociais, e da escrita como instrumento de referência para a construção do sentido da leitura (ORLANDI, 1982). O resultado esperado dessa pesquisa é a contribuição para a formação de alunos da graduação do curso de Letras da UFS por desenvolver a aplicação das teorias propostas nesse projeto nas aulas de PLE e PLM.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

DE ALMEIDA, Laura Camila Braz. PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA. Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature, São Cristóvão-SE, v. 17, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336. Acesso em: 29 sep. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Ensino de línguas, literaturas e novas tecnologias