O LUGAR DO CORDEL NO LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES E ANÁLISE

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DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v31i1.11487

Resumen

O presente trabalho objetiva refletir sobre o espaço destinado à literatura de cordel no livro didático, a partir da análise de parte de uma unidade do livro Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar Magalhães, como também relacionar tal abordagem com as práticas de leitura e escrita da língua materna. Para isso, adotamos a perspectiva sociointeracionista de linguagem com base em Bakhtin (2003); considerações linguísticas e discursivas com Fiorin (2002) e Orlandi (2012); Pfeiffer (2003) e Serrani (2005) para a discussão sobre leitura, escrita e ensino de língua. Ademais, apresentamos algumas proposições de Marinho e Pinheiro (2012) em relação ao trabalho com o cordel em sala de aula e o estudo crítico realizado por Luciano (2012) sobre essa literatura. Por fim, observamos como o cordel ainda ocupa um lugar secundário no livro didático analisado, o que pode apontar para uma desvalorização dessa literatura e também de nossa cultura no ensino de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Cordel. Sala de aula. Livro didático.

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Publicado

2019-06-12

Cómo citar

MARIANO, Márcia Regina Curado Pereira; DOS SANTOS, Francisca Amanda. O LUGAR DO CORDEL NO LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES E ANÁLISE. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 31, n. 1, p. 59–72, 2019. DOI: 10.47250/intrell.v31i1.11487. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê 1: Leitura e abordagens híbridas