MEMÓRIAS DE LETRAMENTO DE IDOSOS: A LEITURA E A ESCRITA COMO BENS SIMBÓLICOS DE INCLUSÃO E/OU EXCLUSÃO SOCIAL

Autores/as

  • Áurea da Silva Pereira Santos

Resumen

Pretende-se apresentar os eventos de letramento nas histórias de vida de quatro colaboradores, com pouca ou nenhuma escolarização, na faixa etária de 60 anos a 115 anos. Seguindo a metodologia da história oral, registro as narrativas desses personagens representativos da tradição da cultura local e procura-se dar visibilidade aos aspectos culturais e identitários, que demarcam a ambiência dessa comunidade rural e sua convivência com a tradição de oralidade e letramento. As cenas de leitura e escrita que guardam consigo nos dão pistas para abordar discussões acerca da escrita e da leitura como bens simbólicos que influenciam e determinam espaços que incluem e excluem os sujeitos, dominam e fazem uso dessas práticas culturais.

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Cómo citar

SANTOS, Áurea da Silva Pereira. MEMÓRIAS DE LETRAMENTO DE IDOSOS: A LEITURA E A ESCRITA COMO BENS SIMBÓLICOS DE INCLUSÃO E/OU EXCLUSÃO SOCIAL. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 9, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1152. Acesso em: 27 sep. 2024.