O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

  • Elaine Maria Santos

Resumen

A leitura em Língua Portuguesa não pode ser trabalhada em sala de aula de forma simplista, como um mero repositório de informações para questões de interpretação de texto. Com a publicação dos PCN, o texto ganhou um papel de maior destaque, em decorrência das discussões levantadas sobre intertextualidade, trocas culturais e letramento digital. O livro didático, neste contexto, desempenha um papel fundamental por servir de base para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mas, diante de produções não inclusivas digitalmente, o professor deve buscar alternativas para que o processo de ensino aprendizagem não seja prejudicado. É objetivo desse trabalho analisar o papel do livro didático para o ensino de português, utilizando um compêndio do 8º ano para ilustrar a ênfase que as novas tecnologias estão recebendo e o modo pelo qual as TICs podem ser inseridas para transformar as atividades contidas nos livros em propostas mais inclusivas, no que se refere ao letramento digital.

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Cómo citar

SANTOS, Elaine Maria. O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 12, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211. Acesso em: 5 oct. 2024.