AFROBETIZAR: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA
Resumen
Este artigo pretende investigar os motivos e as conseqüências da quase total ausência, nos livros didáticos de língua maternal para o ensino médio, da produção literária em que vozes negras articulem sentidos sobre sua própria condição social. O que se observa, na maioria desses manuais, é a obliteração da problemática racial nos poucos escritores negros que possuem suas literaturas analisadas, além da minimização das representações estereotipadas ou animalizadas dos negros em obras literárias que discutem especificidades das relações entre os diferentes grupos étnico- raciais no Brasil, caso de parte da produção de Machado de Assis, Cruz e Souza, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Mário de Andrade, entre tantos outros. Para tanto, o corpus da análise é constituído por seis livros didáticos escolhidos como adequados para a educação literária brasileira, pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (MEC).Descargas
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Cómo citar
LIMA, Fabiana. AFROBETIZAR: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 11, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1279. Acesso em: 5 nov. 2024.