EL ARTE DE LEER ESPAÑOL, PERO… ¿DÓNDE ESTÁ LA LITERATURA?
Resumen
Os novos enfoques de ensino de idiomas na escola brasileira atual baseiam-se no uso da leitura e a compreensão de textos como habilidades centrais, a partir das quais devem ser desenvolvidas as outras (expressão oral e escrita, compreensão auditiva). Este princípio é seguido por parte do material didático aprovado pelo MEC para o Ensino Médio, após lançado o PNLD 2012. El arte de leer español, material adotado para as nossas aulas de língua espanhola desde janeiro de 2012, provoca já algumas ponderações. Este trabalho pretende refletir sobre o uso da Literatura espanhola e/ou hispano-americana no ensino do idioma, como uma forma representativa da cultura. Para isto, se faz uma análise de alguns critérios discutidos ultimamente, no que se refere, sobretudo, ao papel da escola no incentivo do hábito de leitura, ao ensino de idiomas com enfoque intercultural e ao uso dos gêneros textuais na aula de ELE. Também se comentam documentos e bibliografia que auxiliam o ensino do espanhol hoje no país. Finalmente, fazemos algumas considerações sobre o livro didático, referidas à escassa presença de textos literários e ao uso de textos de autores já conhecidos, que não constituem novidade para o aluno, pois tem sido amplamente editados em português.