CIDADANIA, LEITURA E INCLUSÃO: O BIBLIOTECÁRIO COMO FORMADOR DE LEITORES EM LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA

Autores/as

  • Thais Janaina Wenczenovicz
  • Elisângela Gomes

Resumen

Este artigo analisa a formação do profissional bibliotecário e sua atuação especialmente em literatura Negro-Brasileira na formação de leitores. Sabemos quea leitura e a escolha de obras são inerentes ao profissional que pratica o incentivo àleitura. Esse tem por finalidade disseminar, por meio de critérios de seleção préestabelecidos, obras que auxiliem no desenvolvimento social e educacional,estimulando o senso crítico dos leitores. Como procedimento metodológico, odevido trabalho utiliza-se da pesquisa bibliográfica e a descrição e interpretação darealidade dos sujeitos na compreensão da temática abordada tendo utilizadoa técnica de Grupos focais. Para representar os dados a partir de uma perspecti vamais próxima do sujeito, foram utilizados fragmentos das entrevistas e análise dediscurso. É possível afirmar que a falta de acesso à produção intelectual de negros enegras durante a formação acadêmica das participantes reflete diretamente naomissão dessa temática na prática de trabalho das bibliotecárias, fazendo com queeste conhecimento fique restrito a uma pequena parcela da população maisesclarecida.

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Cómo citar

WENCZENOVICZ, Thais Janaina; GOMES, Elisângela. CIDADANIA, LEITURA E INCLUSÃO: O BIBLIOTECÁRIO COMO FORMADOR DE LEITORES EM LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3845. Acesso em: 28 sep. 2024.