OS EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO NA COLEÇÃO “PORTUGUÊS LINGUAGENS”: ATIVIDADES DE COPIAÇÃO OU ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DA CIDADANIA?

Autores/as

  • José Fernandes Campos Júnior
  • Maria da Penha Casado Alves

Resumen

O foco principal deste artigo é analisar se os exercícios de compreensão presentes na ColeçãoPortuguês Linguagens” contribuem efetivamente para a formação de um leitor crítico-reflexivo, capaz de exercer plenamente a sua condição cidadã, ou representam meras atividades de cópia por parte de um leitor passivo. Para a análise dos dados, ancoramo-nos na concepção de linguagem e nas ideias do Círculo de Bakhtin (1997, 1999, 2003, 2010). Nesse percurso investigativo, observou-se que as atividades analisadas evidenciam uma preocupação excessiva com aspectos formais do texto e uma redução do trabalho de compreensão à identificação de informações objetivas e superficiais. 

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Cómo citar

JÚNIOR, José Fernandes Campos; ALVES, Maria da Penha Casado. OS EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO NA COLEÇÃO “PORTUGUÊS LINGUAGENS”: ATIVIDADES DE COPIAÇÃO OU ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DA CIDADANIA?. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 27, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6873. Acesso em: 6 nov. 2024.