Pode um poeta negro falar?

Notas sobre fé, cultura e religião na poesia quilombola amazônica de Rosalvo Farias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v39i1.p127-142

Palabras clave:

Poesia, Quilombo, Tipitinga, Amazônia

Resumen

Este artigo faz uma análise da obra poética do autodidata quilombola Rozalvo Farias, homem amazônida e poeta com importante representatividade na comunidade de Tipitinga, no nordeste paraense. A análise se dará com foco nos elementos que constituem alguns de seus poemas, como a fé, a cultura, a memória e a religião, com atenção para as palavras que produzem imagens a partir de dispositivos estéticos, como as figuras de linguagem. Além disso, este estudo traz entrevistas com pessoas do quilombo do Tipitinga, no município de Santa Luzia do Pará. Sendo assim, a análise centra-se-se nos componentes mais recorrentes do texto. Para isso, foram utilizados os aportes teóricos de Geertz (2008), Halbwachs (1990) e Hall (1997) e Portelli (2014).

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Biografía del autor/a

Keila de Paula Fernandes de Quadros, Universidade Federal do Pará

Mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia - PPLSA/UFPA. 

Citas

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Publicado

2023-08-04

Cómo citar

FERNANDES DE QUADROS, Keila de Paula; SMITH, Francisco. Pode um poeta negro falar? Notas sobre fé, cultura e religião na poesia quilombola amazônica de Rosalvo Farias. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 39, n. 1, p. 127–142, 2023. DOI: 10.47250/intrell.v39i1.p127-142. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p127. Acesso em: 5 nov. 2024.