Paradigmas estéticos da narrativa brasileira contemporânea

Autores/as

  • Antonio de Pádua Dias Silva Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p163-177

Palabras clave:

Narrativas contemporâneas. Obras inespecíficas. Novos padrões estéticos. Campo expandido.

Resumen

Faz décadas que professores e estudiosos procuram compreender o momento pelo qual a literatura brasileira contemporânea passa, isso devido aos modos de como escritores projetam a linguagem em um suporte, provocando muitas vezes um afastamento dos gêneros literários solidificados a partir do século XIX. O objetivo desse artigo é problematizar cinco narrativas literárias contemporâneas: As doze cores do vermelho (1988), O mez da grippe (1998), Papel manteiga para embrulhar segredos: cartas culinárias (2006), Eles eram muitos cavalos (2013) e O peso do pássaro morto (2017). Essas escrituras compactam em si ideias de campo expansivo (Rosalind Krauss) da estética emergente (Reinaldo Laddaga) e da Inespecificidade artística (Florencia Garramuño), que Indicam uma mutação da literatura (Leyla Perrone-Moisés), apontando para um novo paradigma estético (Félix Guattari).

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Publicado

2024-09-24

Cómo citar

SILVA, Antonio de Pádua Dias. Paradigmas estéticos da narrativa brasileira contemporânea. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 41, n. 1, p. 163–177, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v41i1.p163-177. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v41p163. Acesso em: 18 oct. 2024.