LEITURA LITERÁRIA E LETRAMENTO SEMIÓTICO NA SALA DE AULA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47250/intrell.v31i1.11488

Résumé

O presente artigo intitulado Leitura literária e letramento semiótico na sala de aula aborda sobre a leitura de textos literários e de textos semióticos na sala de aula. Neste diálogo, discutimos também sobre a importância dessas modalidades textuais no processo de formação crítica e reflexiva do leitor contemporâneo. Assim, o texto pauta uma discussão em um diálogo teórico entre leitura literária e letramento semiótico e suas contribuições no processo de formação leitora de estudantes na sala de aula para uma aprendizagem significativa. Nesse viés, buscamos traçar uma abordagem sobre o trabalho com os textos verbais e não verbais no contexto escolar, abordando sobre o importante papel da escola para o desenvolvimento da leitura literária e semiótica na sala de aula. Para embasar da escrita, apropriamo-nos dos fundamentos da teoria literária e letramento semiótico, como Catto (2013), Cruz (2012), Aguiar (2006), Rojo (2012). No processo de discussão da teoria e seus fundamentos, tendo como base experiências de oficinas com textos literários e semióticos na sala de aula, percebemos que esse tipo de prática pedagógica se constitui em ferramenta poderosa que pode despertar o gosto pela leitura literária e, consequentemente, contribuirá para formação de leitores.

Palavras-chave: Leitura literária. Letramento semiótico. Sala de aula.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AGUIAR, V. T. de. Leitura literária e escola. In: EVANGELISTA, A. A. M. et al. (orgs.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CATTO, N. R. A relação entre o letramento multimodal e os multiletramentos na literatura contemporânea: alinhamentos e distanciamentos. Fórum Linguístico, Florianópolis, v.10, n. 2, p. 157-163, abr./jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1988412.2013v10n2p157/25548>. Acesso em: 20/01/2019.

CRUZ, M. de F. B. da. Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R. & MOURA, E. (orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Disponível em: <https://www.academia.ed/1387699/Letramento%20e%20capacidades%20de%20leitura%20para%20a%20cidadania>. Acesso em 06/02/2019.

Publiée

2019-06-12

Comment citer

PEREIRA, Aurea da Silva; GOMES, Jussara Figueiredo. LEITURA LITERÁRIA E LETRAMENTO SEMIÓTICO NA SALA DE AULA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 31, n. 1, p. 73–87, 2019. DOI: 10.47250/intrell.v31i1.11488. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11488. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 1: Leitura e abordagens híbridas