NOVAS PRÁTICAS JUVENIS DE LEITURA – CULTURA DIGITAL E FORMAS DE APROPRIAÇÃO

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DOI :

https://doi.org/10.47250/intrell.v33i1.14176

Résumé

O presente trabalho, de cunho teórico, propõe-se a discutir como as práticas de leitura de jovens inseridos na cultura digital vêm se redefinindo na contemporaneidade, considerando os lugares onde circula a literatura, suas múltiplas configurações e novas formas de apropriação. As reflexões trazidas são inspiradas, entre outros autores, por Cerrillo, em sua ênfase à literatura juvenil para a formação de leitores, Colomer , ao caracterizar a literatura juvenil contemporânea como um lugar de fronteira, Cosson, que explora o processo de alargamento do fenômeno literário, e Lluch, que analisa as transformações da literatura e do leitor atravessadas pelo mercado e mundo digital.

Palavras-chave: Leitura juvenil. Práticas de leitura. Cultura digital.

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Bibliographies de l'auteur

Patrícia Aparecida Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS; pesquisadora associada do NECCSO - Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8350-7701. E-mail: patriciaoliveira.m@gmail.com

Rosa Maria Hessel Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Letras e Doutora em Educação pela UFRGS. Professora colaboradora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e coordenadora do NECCSO – Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5797-6627. E-mail: rosamhs@gmail.com

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Publiée

2020-07-31

Comment citer

APARECIDA MACHADO, Patrícia; HESSEL SILVEIRA, Rosa Maria. NOVAS PRÁTICAS JUVENIS DE LEITURA – CULTURA DIGITAL E FORMAS DE APROPRIAÇÃO. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 33, n. 1, p. 48–67, 2020. DOI: 10.47250/intrell.v33i1.14176. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14176. Acesso em: 28 sept. 2024.

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