LEITURA DE SI, ENCONTRO COM O OUTRO: IDENTIDADE E POESIA NO ENSINO DE LITERATURA

Auteurs

  • Sarah Diva da Silva Ipiranga

Résumé

O trabalho em questão apresenta uma proposta de leitura e ensino de poesia, dentro da Linha de pesquisa “Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes”, do PROFLETRAS. A partir da experiência com a literatura na disciplina “Leitura do texto literário”, discutem-se e analisam-se as condições de produção e leitura da poesia do escritor cearense Jáder de Carvalho (1901-1985), tendo por eixo de estudo os conceitos de identidade, história e memória. A partir desses conceitos, uma metodologia de fundo comparatista incide sobre o objeto, cuja meta de análise é mostrar como a disposição temática e estilística dos poemas estudados promove no educando um processo contínuo e fértil de identificação, como também incita posturas ativas de leitura, ao transformar a recepção literária num jogo de compartilhamento de experiências.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

IPIRANGA, Sarah Diva da Silva. LEITURA DE SI, ENCONTRO COM O OUTRO: IDENTIDADE E POESIA NO ENSINO DE LITERATURA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 21, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2584. Acesso em: 5 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Ensino de Literatura