PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS

Auteurs

  • Taysa Mércia dos Santos Souza Damaceno
  • Cleide Emília Faye Pedrosa

Résumé

O presente artigo trata da Glocalização como um fenômeno presente nas práticas sociais de ensino de Leitura e Escrita; traz uma reflexão acerca das avaliações estandardizadas, em específico a Prova Brasil; e apresenta o quadro de propostas e monitoramentos de práticas da Secretaria de Estado da Educação, a fim de atingir os rankings avaliativos, que são marcas de mudança discursivas oriundas de práticas globalistas na escola. O aporte teórico para a discussão proposta neste trabalho é ratificado pelos trabalhos de Fairclough (2006), Robertson (2000), a partir dos estudos acerca dos discursos em mudança, práticas sociais e os processos reais de Globalização. A exposição apresentou o quadro de transição pelo qual passa a escola e como a orientação para o trabalho docente está caminhando para um conjunto de proposições resultantes de um processo glocal no ensino de Língua Materna da Educação Básica.

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Comment citer

DAMACENO, Taysa Mércia dos Santos Souza; PEDROSA, Cleide Emília Faye. PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 20, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2856. Acesso em: 28 sept. 2024.