TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA

Auteurs

  • Osmar Pereira Oliva

Résumé

Este ensaio pretende discutir a composição do batuque “Mãe Preta”, de Caco Velho (Mateus Nunes) e Piratini (António Amábile), interpretada como fado português por Amália Rodrigues, a partir de poema de David Mourão-Ferreira, no filme “Les Amants du Tâge”. Método: As discussões tiveram como base os estudos realizados por Carlos Sandroni (2001), Nei Lopes (2003), Maurício Barros de Castro e Alexandre Felipe Fiuza sobre as origens do batuque e do samba.  Trata-se, portanto, de um estudo comparado entre música e poema, passando também pela questão da autoria. Resultados e conclusões do trabalho: A ditadura salazarista impediu interpretações da música brasileira com a temática da escravidão, o que levou à modificação temática do batuque, substituindo o canto de lamento da escrava pelo lamento de despedida de uma mulher que acompanha, da praia, a partida do seu amado, na composição portuguesa.

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Comment citer

OLIVA, Osmar Pereira. TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 25, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749. Acesso em: 5 nov. 2024.