A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR

Autores

  • José Marcos de França

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor o gênero carta do leitor como um gênero textual a ser transposto para a sala de aula, isto é, didatizado, segundo o conceito de transposição didática de Dolz e Schneuwly (2004). A escolha deste gênero se deu por se tratar de um texto em que predominam as sequências argumentativas, por ter uma função social, por circular em suportes midiáticos, jornais e revistas, e por ser um instrumento de exercício da cidadania que pode ser transposto para a sala de aula. Assim, ao analisarmos a seção e uma carta do leitor extraída de uma edição da revista Veja, percebemos que as características contextuais, linguísticas e discursivas do gênero podem se tornar um instrumento de inserção social na vida dos alunos, impulsionando-os para a leitura e a expressão escrita de seus sentimentos, opiniões e posicionamentos ideológicos, diante dos fatos sociais.

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Como Citar

DE FRANÇA, José Marcos. A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 12, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214. Acesso em: 30 set. 2024.