A PLATAFORMA MOODLE E OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESPANHOL COMO LE

Autores

  • Valeria Jane Siqueira Loureiro
  • Jorgelina Ivana Tallei

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a relação estabelecida na Educação a Distância (EAD) em correspondência com o conceito de cidadania. Em um primeiro momento vamos pensar sobre o conceito de política pública a partir da definição do Ministério da Educação e Cultura (MEC) do Brasil, para cursos de educação a distância. Já na segunda fase vamos refletir sobre alguns conceitos-chave para pensar cursos na modalidade à distância, como a cidadania e a autonomia. Assumimos que a partir do reconhecimento dos cursos de ensino à distância, há um rápido crescimento destes, especialmente no que respeita à formação de professores. A EAD torna-se assim, em um "aliado" essencial para as instituições de ensino que oferecem muitas oportunidades nos seus cursos na modalidade a distância. No entanto, devemos considerar conceitos-chave, tais como os conceitos de participação, cidadania e autonomia para uma posição verdadeiramente crítica para novos paradigmas. A globalização da tecnologia e da assunção da abordagem da sociedade da informação concebe a educação para a cidadania como um conceito fundamental ao pensar sobre os cursos na modalidade a distância.

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Como Citar

LOUREIRO, Valeria Jane Siqueira; TALLEI, Jorgelina Ivana. A PLATAFORMA MOODLE E OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESPANHOL COMO LE. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 17, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1344. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de línguas, literaturas e novas tecnologias