VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Bruna Loures de Araújo Barroso
  • Lucia F. Mendonça Cyranka
  • Luís Carlos de Oliveira
  • Maria Diomara da Silva

Resumo

Três diferentes frentes de trabalho têm sido efetivadas, visando a construção de uma pedagogia da variação linguística na escola. A implementação desse trabalho tem como pressupostos a teoria laboviana da variação e mudança linguísticas (LABOV, [1972]2008) e a Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), que compreende a linguagem a partir do dialogismo de Bakhtin (2006) buscando, na enunciação, os procedimentos didáticos em que se baseia. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação implementada em salas de aula do Ensino Fundamental e em projeto escolar de ação educativa, também nesse nível de ensino. Os resultados têm mostrado que, apesar de desafiadora, a proposta é exequível e produtiva.

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Como Citar

BARROSO, Bruna Loures de Araújo; CYRANKA, Lucia F. Mendonça; DE OLIVEIRA, Luís Carlos; DA SILVA, Maria Diomara. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 20, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2859. Acesso em: 16 nov. 2024.