REVISÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE GRAMÁTICA: UMA PRÁTICA EFICIENTE

Autores

  • Eloisa Nascimento Silva Pilati
  • Alzira Neves Sandoval
  • Stefania Caetano Martins de Rezende Zand

Resumo

O presente artigo propõe a adoção de fundamentos da linguística como ferramenta útil para contribuir com a melhoria do ensino de gramática na Educação Básica. Para tanto, assumimos uma “abordagem científica das línguas naturais” com base nas concepções teórico-metodológicas apresentadas por Pilati et al. (2011) e Pilati (2014) Partindo dos pressupostos dessa nova abordagem, o artigo apresenta uma sequência didática a ser adotada na Educação Básica: a revisão de textos. Consideramos que a atividade de revisão de textos é uma técnica capaz de levar o aluno a reconhecer o “sistema invisível da língua portuguesa”, ou seja, de auxiliar o aluno no reconhecimento dos padrões da estrutura gramatical da língua, além de contribuir para ativar o senso crítico e linguístico dos alunos, promovendo a criatividade linguística, a independência e a autoconfiança em relação à escrita.

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Como Citar

PILATI, Eloisa Nascimento Silva; SANDOVAL, Alzira Neves; ZAND, Stefania Caetano Martins de Rezende. REVISÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE GRAMÁTICA: UMA PRÁTICA EFICIENTE. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 25, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5760. Acesso em: 5 nov. 2024.