EDUCAÇÃO NATURAL E MORAL EM ROUSSEAU
Resumo
O objetivo geral desta comunicação é analisar a relação entre moralidade e educação
natural em Rousseau. Por meio dele se pretende demostrar o rompimento do homem com o
estado natural, a multiplicação dos males diante do convívio social, e a formação de indivíduos
livres. O problema central da pesquisa surge a partir do questionamento que perpassa
significativamente toda a pesquisa: qual é a solução profilática proposta por Rousseau para
restaurar a natureza humana, desde que a perspectiva civilizatória seja preservada? A vida em
sociedade perturbou a harmonia que o homem tinha com o seu ser. Estando corrompido, utiliza
as ciências e as artes para ampliar a tirania e o luxo. Sendo assim, verifica-se que a formação
do indivíduo é uma alternativa para aproximar o homem da sua constituição natural que se
inicia com o nascimento. Neste sentido, a educação natural é promovida para a valorização da
infância e de sua autonomia. A metodologia adotada será a análise estrutural, na qual se
pretende compreender os conceitos elaborados nas obras investigadas, priorizando as estruturas
internas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).