EDUCAÇÃO NATURAL E MORAL EM ROUSSEAU

Ronney Costa de Morais

PPGF-UFS


Abstract

O objetivo geral desta comunicação é analisar a relação entre moralidade e educação
natural em Rousseau. Por meio dele se pretende demostrar o rompimento do homem com o
estado natural, a multiplicação dos males diante do convívio social, e a formação de indivíduos
livres. O problema central da pesquisa surge a partir do questionamento que perpassa
significativamente toda a pesquisa: qual é a solução profilática proposta por Rousseau para
restaurar a natureza humana, desde que a perspectiva civilizatória seja preservada? A vida em
sociedade perturbou a harmonia que o homem tinha com o seu ser. Estando corrompido, utiliza
as ciências e as artes para ampliar a tirania e o luxo. Sendo assim, verifica-se que a formação
do indivíduo é uma alternativa para aproximar o homem da sua constituição natural que se
inicia com o nascimento. Neste sentido, a educação natural é promovida para a valorização da
infância e de sua autonomia. A metodologia adotada será a análise estrutural, na qual se
pretende compreender os conceitos elaborados nas obras investigadas, priorizando as estruturas
internas.

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