REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA INTERCULTURAL E PLURIVERSALIDADE

Ludimila de Araújo Pereira


Resumo

Minha apresentação tem por objetivo expor a relação entre os conceitos de pluriversalidade e filosofia intercultural. Para tanto, pretendo explicitar o conceito de interculturalidade na filosofia de acordo com Raúl Fornet-Betancourt, analisar em que consiste o conceito de pluriversalidade apresentado por Mogobe Ramose e, por fim, elucidar a relação existente entre a noção de interculturalidade e a pluriversalidade em sua efetividade nos ambientes escolares. A interculturalidade de Fornet-Betancourt sustenta o diálogo entre diversas concepções filosóficas a partir de um olhar que reconhece no outro a mesma dignidade e capacidade em produzir conhecimento, bem como reconhece as produções já existentes dentre as diversas culturas e que podem nos remeter a épocas imemoriáveis. Na busca pela difusão das diversas produções filosóficas, a interculturalidade enquanto espaço dialógico aparece, assim, como um lugar a ser alcançado pela filosofia. Já o conceito de pluriversalidade desenvolvido por Ramose propõe uma contraposição ao conceito de universalidade que se apresenta como condição necessária para que um determinado conhecimento seja considerado filosofia.

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