REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA INTERCULTURAL E PLURIVERSALIDADE

Auteurs

  • Ludimila de Araújo Pereira

Résumé

Minha apresentação tem por objetivo expor a relação entre os conceitos de pluriversalidade e filosofia intercultural. Para tanto, pretendo explicitar o conceito de interculturalidade na filosofia de acordo com Raúl Fornet-Betancourt, analisar em que consiste o conceito de pluriversalidade apresentado por Mogobe Ramose e, por fim, elucidar a relação existente entre a noção de interculturalidade e a pluriversalidade em sua efetividade nos ambientes escolares. A interculturalidade de Fornet-Betancourt sustenta o diálogo entre diversas concepções filosóficas a partir de um olhar que reconhece no outro a mesma dignidade e capacidade em produzir conhecimento, bem como reconhece as produções já existentes dentre as diversas culturas e que podem nos remeter a épocas imemoriáveis. Na busca pela difusão das diversas produções filosóficas, a interculturalidade enquanto espaço dialógico aparece, assim, como um lugar a ser alcançado pela filosofia. Já o conceito de pluriversalidade desenvolvido por Ramose propõe uma contraposição ao conceito de universalidade que se apresenta como condição necessária para que um determinado conhecimento seja considerado filosofia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2024-07-22