FILOSOFIA & CURRÍCLO DESAFIOS E PERPECTIVAS DO ENSINAR FILOSOFAR NO BRASIL
Antônio Marco Borges
Mateus Santana Silva
Resumo
Este resumo visa retratar em formato de comunicação o desenvolvimento de uma pesquisa ocorrida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no ano de 2023, acompanhada pela coordenação da Prof. Vanessa [...] e pela supervisão do Prof. Doutor Rodrigo [...], que está sendo realizado no Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA), no polo de Ilhéus. Lá se buscou a partir das vivências e pesquisas durante o programa, e a partir da utilização da metodologia ativa ‘‘Atividade Baseada em Problema (ABP)’’, construir artigos a partir de eixos temáticos. A metodologia utilizada configura-se numa natureza qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa bibliográfica, na qual houve a operacionalização das seguintes etapas laborais: primeiro, explicitamos o campo conceitual da metodologia ativa; em seguida, houve a apresentação da situação problema que serviu como ancora para construção dos artigos, bem como na imersão em estudos de alguns teóricos (Freire, 1975; Sacristan, 2013; James McKernan, 2009, entre outros); por fim, propiciamos a criação de espaços-tempos de reflexão sobre os estudos teóricos, resultando na construção coletiva de um artigo. A Atividade Baseada em Problema (ABP) engendrou espaços-tempos dialógicos, reflexivos, participativos e emancipadores. Ao mesmo tempo, estimulou os discentes a saírem do conforto epistemológico, objetivando a colocá-los a pensar acerca de resoluções para os problemas inerentes ao desenvolvimento do currículo de Filosofia no ensino médio. Diante das ponderações reflexivas levantadas durante o projeto, surge a inquietação reflexiva diante de três possíveis perspectivas sobre o ensino: primeiro, compreender a relação da cronologia do estudo de Filosofia no Brasil, seus desafios e marcos históricos até os dias atuais; em seguida, examinar como o ensino de Filosofia está interligado ao currículo; e, por fim, analisar o ensino de Filosofia no cenário Brasileiro, seus reais desafios, quais são as perspectivas de enfrentamento a eles, quais os avanços obtidos nesse enfrentamento e o que pode ser feito diante o exposto. Trata-se aqui, de uma reflexão oriunda de uma pesquisa ainda em desenvolvimento e, portanto, sem pretensão de respostas conclusivas, mas sim de focar na resolução hipotética da ABP, durante o desenvolvimento do presente artigo. O presente trabalho se fundamenta na trajetória obtida através dos resultados das discussões vivenciadas durante o programa PIBID, bem como na análise das discussões e produções escritas durante os momentos de inquietações vivenciados pelos presentes discentes.