FILOSOFIA & CURRÍCLO DESAFIOS E PERPECTIVAS DO ENSINAR FILOSOFAR NO BRASIL
Abstract
Este resumo visa retratar em formato de comunicação o desenvolvimento de uma pesquisa ocorrida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no ano de 2023, acompanhada pela coordenação da Prof. Vanessa [...] e pela supervisão do Prof. Doutor Rodrigo [...], que está sendo realizado no Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA), no polo de Ilhéus. Lá se buscou a partir das vivências e pesquisas durante o programa, e a partir da utilização da metodologia ativa ‘‘Atividade Baseada em Problema (ABP)’’, construir artigos a partir de eixos temáticos. A metodologia utilizada configura-se numa natureza qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa bibliográfica, na qual houve a operacionalização das seguintes etapas laborais: primeiro, explicitamos o campo conceitual da metodologia ativa; em seguida, houve a apresentação da situação problema que serviu como ancora para construção dos artigos, bem como na imersão em estudos de alguns teóricos (Freire, 1975; Sacristan, 2013; James McKernan, 2009, entre outros); por fim, propiciamos a criação de espaços-tempos de reflexão sobre os estudos teóricos, resultando na construção coletiva de um artigo. A Atividade Baseada em Problema (ABP) engendrou espaços-tempos dialógicos, reflexivos, participativos e emancipadores. Ao mesmo tempo, estimulou os discentes a saírem do conforto epistemológico, objetivando a colocá-los a pensar acerca de resoluções para os problemas inerentes ao desenvolvimento do currículo de Filosofia no ensino médio. Diante das ponderações reflexivas levantadas durante o projeto, surge a inquietação reflexiva diante de três possíveis perspectivas sobre o ensino: primeiro, compreender a relação da cronologia do estudo de Filosofia no Brasil, seus desafios e marcos históricos até os dias atuais; em seguida, examinar como o ensino de Filosofia está interligado ao currículo; e, por fim, analisar o ensino de Filosofia no cenário Brasileiro, seus reais desafios, quais são as perspectivas de enfrentamento a eles, quais os avanços obtidos nesse enfrentamento e o que pode ser feito diante o exposto. Trata-se aqui, de uma reflexão oriunda de uma pesquisa ainda em desenvolvimento e, portanto, sem pretensão de respostas conclusivas, mas sim de focar na resolução hipotética da ABP, durante o desenvolvimento do presente artigo. O presente trabalho se fundamenta na trajetória obtida através dos resultados das discussões vivenciadas durante o programa PIBID, bem como na análise das discussões e produções escritas durante os momentos de inquietações vivenciados pelos presentes discentes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).