O PERFIL DO DOCENTE DE FILOSOFIA EM SERGIPE: O CASO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS

Christian Lindberg Lopes Do Nascimento


Abstract

A pesquisa teve como objetivo averiguar o perfil do docente de Filosofia da rede pública estadual de Sergipe. O interesse em investigar este aspecto surge com base nos dados quantitativos da realidade sergipana, que aponta que dos 364 docentes que ministram a disciplina de Filosofia na rede estadual, aproximadamente apenas 18,95% têm formação apropriada. Esta realidade não difere da do quadro nacional, onde 21,8% dos professores têm formação específica em Filosofia. Diante do presente cenário, saber quem são estes profissionais, o que ensinam, em quais condições se ensina Filosofia e qual é a perspectiva de educação continuada deles torna-se fundamental para constituir um diagnóstico da realidade, como também para subsidiar futuras políticas públicas de educação continuada para a área. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa tabulou e analisou as informações obtidas através da aplicação de um questionário semiaberto que foi dirigido aos docentes de Filosofia. 

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