ESCLARECIMENTO, EMANCIPAÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE

Álex Deiwison Fiel de Andrade Candido

DFL-UFS


Abstract

O debate concernente à proposta de lei intitulada de ‘Escola sem Partido’ suscita questões relativas ao papel do professor e da educação no processo de formação dos alunos. Tais questões são tópicos de extrema importância na filosofia da educação e, portanto, devem ser analisadas com igual seriedade à luz do que foi considerado ao longo da história da filosofia da educação. Para tal, buscaremos no texto “O que é Esclarecimento?”, do filósofo Immanuel Kant (1724 – 1804), considerações acerca do papel do esclarecimento como ideal de progresso concordante com a natureza humana, e de como privações desse progresso tenderiam a contrariar essa mesma natureza. Além disso, para entendermos melhor a atualidade do tema, considerando o debate como um tópico sobretudo contemporâneo, nos basearemos nas considerações feitas no texto “Boa educação na era da mensuração”, do filósofo Gert Biast (1957), para que possamos refletir sobre qual é a função da educação e os seus efeitos. Por fim, nos atemos a utilizar a coleção de textos do filósofo Theodor W. Adorno (1903 – 1969), intitulada de “Educação e Emancipação”, para que possamos vislumbrar os papéis da educação em relação à ideia de progresso civilizatório e a relação disso com pressupostos éticos e morais.

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