O BLOQUEIO DA ESCRITA ACADÊMICA COMO PROBLEMA PSICOSSOCIAL: QUESTÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PARA UMA ESCRITA FLUENTE
Robson Nascimento da Cruz
PUC-MG
Abstract
O mal-estar psicológico com a prática da escrita acadêmica é um fenômeno
generalizado no cotidiano universitário brasileiro, com implicações negativas na trajetória de
pesquisadores e pesquisadoras de todas as áreas do conhecimento. Considerando este quadro,
o propósito neste artigo é avaliar o mal-estar psicológico com ofício da escrita acadêmica como
resultado da manutenção de processos modernos de naturalização da escrita, tais como as
ideologias românticas e realistas da composição literária. O argumento defendido é o de que
singularidades da colonização do conhecimento no Brasil potencializam a naturalização da
prática da escrita acadêmica por meio do preconceito linguístico e da manutenção de um
constante senso de bovarismo acadêmico. Por fim, apresento possibilidades práticas e
psicológicos para uma escrita acadêmica orientada para o senso de processo e fluência literária.