CRÍTICA A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA MULHER DA PERSPECTIVA DA GENEALOGIA DA MORAL DE NIETZSCHE E DO PENSAMENTO DECOLONIA
Abstract
O trabalho propõe uma provocativa reflexão do contexto histórico, filosófico acerca
do processo de construção da imagem da mulher, seu papel social e desafios, norteadores a
Genealogia da Moral e dos Costumes da obra e narrativa de Nietzsche e como também uma
abordagem decolonial e práxis. A gênese da moral, disruptura da moral dominante,a correlação
da obra do filósofo com o Pensamento Decolonial. A moral dos costumes, dos senhores e dos
escravos, desperta o medo, o bem e o mal, e a disruptura, abordagem crítica decolonial e
contexto da construção desta imagem ,suas relações e papel social, político. A genealogia é um
método de entender o poder, relações sociais, subalternidade, nem sempre
compulsória,estrutural, resignada muitas vezes, advindas da crueldade do poder, hipotética
natural sujeição feminina, já existe uma relação de dominação e opressão histórica e cultural,e
uma herança de uma colonialidade de saber e poder. “Mas não poderia haver erro maior e mais
fatal do que os felizes, os bem logrados, os poderosos de corpo e alma começarem a duvidar
assim do seu direito à felicidade. Fora com esse ‘mundo do avesso’! Fora com esse
debilitamento do sentimento! Que os doentes não tornem os sadios doentes […] o superior não
deve rebaixar-se a instrumento do inferior”– Nietzsche, Genealogia da Moral, terceira
dissertação, §14 Ideologia, um abismo, uma distância de segurança é estabelecida, para
cruelmente calar e negar o direito de ser ,saber e do poder, práxis que ao longo história se repete
com fundamentos de boa consciência e ou intenção.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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