A CONDUTA PIRRÔNICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA.
Adriel Cardoso Fonseca Santos
PPGF-UFS
Abstract
O objetivo da comunicação é a apresentação do desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa acerca de uma metodologia pirrônica como alternativa para a reflexão filosófica no Ensino Médio. Após a apresentação do arcabouço geral do projeto de pesquisa, dar-se-á ênfase à formação do itinerário do ceticismo pirrônico, a partir da obra Hipotiposes pirrônicas, de Sexto Empírico, filósofo e médico (c. II-III), considerado o mais importante compilador e expoente do pirronismo. Nesse sentido, observa-se a importância dada por Sexto ao escopo da conduta cético-pirrônica e à determinação desse escopo como causa primeira da sua investigação. Com isso, nota-se nas Hipotiposes a influência do pensamento antigo que concebe o exercício filosófico como uma práxis, tendo como objetivo a ataraxia. Em seguida, passa-se às considerações acerca da viabilidade prática do pirronismo, considerando suas características próprias quanto à linguagem e ao critério de ação. Por fim, ressalta-se o aspecto positivo do pirronismo a partir de uma das vias de seu critério de ação quadripartido na observância da vida comum, a saber: a adoção de um ofício. Como está acima mencionado, sabe-se que Sexto foi médico e que a sua profissão e conduta filosófica sofreram influências mútuas. Desse modo, suscita-se a seguinte questão: poderia um pirrônico em tempos atuais exercer o ofício de professor, no qual os seus preceitos cético-pirrônicos influenciassem a sua metodologia de ensino?