DISCUTINDO O RACISMO ESTRUTURAL NO ENSINO DE FILOSOFIA
Abstract
Este trabalho tem como objetivo descrever atividades desenvolvidas na regência do Programa Residência Pedagógica (PRP), do subprojeto de Filosofia, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O intuito aqui é relatar a experiência de aula vivenciada com alunos de uma turma do primeiro ano integral do Colégio Estadual Lauro Farani Pedreira De Freitas, localizado na cidade de Iaçu, interior da Bahia. Na ocasião em específico, tratamos sobre o racismo estrutural, tema essencial para a formação política, ética e cidadã dos estudantes brasileiros. Vale destacar que a aula foi lecionada em conjunto com outras duas colegas residentes. Para iniciarmos a abordagem do tema, optamos por fazer umanuvem de palavras para assim observar o entendimento prévio dos estudantes sobre o assunto, dessa forma, pudemos notar que a maioria dos estudantes, embora ainda não tivessem sido apresentados ao conceito de maneira acadêmica, tinham noções experienciais sobre o assunto. Após a construção da nuvem de palavras, reproduzimoso vídeo O que é racismo estrutural? disponível no canal do YouTube do Quebrando o Tabu e comentamos coletivamente sobre as informações contidas no vídeo. A partir disso, distribuímos folhas contendo fragmentos previamente selecionados do primeirocapítulo do livro Racismo estrutural do Filósofo, professor doutor e agora Ministro doMinistério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, e continuamos a discussão sobre o que é o racismo estrutural, como ele se diferencia do racismo individual e do racismo institucional, assim como também trabalhamos o que é o preconceito racial, o que é a discriminação racial, e a importância de políticas afirmativas e contribuições sociais para o enfrentamento dessas desigualdades. Após uma breve discussão, realizamos uma dinâmica intitulada “privilégio branco”, na qual fizemos dez perguntas aos estudantes, relacionadas a experiências decorridas do racismo estrutural, a cada pergunta os estudantes deveriam dar um passo a frente quando a resposta fosse positiva e um passo atrás quando a resposta fosse negativa.Ao final da dinâmica, alguns estudantes estavam passos à frente, enquanto outros estavam passos atrás de onde começaram, evidenciando o impacto do racismo estrutural em suas próprias vidas, causando um desconforto tanto naqueles que estavam passos atrás, quanto naqueles passos à frente. Ao final da aula, percebemos que os estudantes já demonstravam maior entendimento sobre o tema. De modo geral,a aula teve o objetivo alcançado, conseguimos discutir e refletir sobre o racismo estrutural no Brasil, os estudantes se interessaram pela aula e fizeram contribuições pertinentes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).