ENSINO DE FILOSOFIA: CURRÍCULO REGULAR E O CURRÍCULO INTERCULTURAL INDÍGENA UM DIÁLOGO POSSÍVEL?
Abstract
A Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional impondo inúmeras mudanças na estrutura curricular do Ensino Médio, potencializa a desvalorização da disciplina de Filosofia, suprimindo o quantitativo de aulas regidas,
reverberando na diminuição dos espaços de debates que possibilitam aos nossos jovens o desenvolvimento de habilidades que contribuem para o fortalecimento do protagonismo juvenil. Compreender essas mudanças, analisando o desafio de alinhar a proposta do Currículo Indígena e o Currículo Regular, reconhecendo que a Filosofia na escola contribui para o desenvolvimento da consciência crítica dos jovens indígenas escolarizados é, através da análise de conjuntura histórico-social da reflexão crítica e a compreensão das diferentes realidades que se constitui uma urgência na salvaguarda do lugar da Filosofia no currículo.
[...]
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).