TRANSDISCIPLINARIDADE DA ARTE E DA FILOSOFIA: COMO CONECTAR ARTE E FILOSOFIA NO PERÍODO DA ESTÉTICA TIK TOK?
Eusébio Andrade de Oliveira
Abstract
A revolução digital e o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19, intensificou subitamente a relação dos sujeitos com o mundo virtual, o que influencia diretamente a sociedade, pois ela molda hábitos e costumes dos sujeitos. A título de exemplo tem o aplicativo Tik Tok, que é caracterizado por ser focado em vídeos curtos com o intuito de tornar-se viral, com o mais variado conteúdo, sejam danças, desafios e dublagens de humor. Outro aspecto que ficou evidente durante este período pandêmico foi a necessidade que as pessoas possuem em relação à arte. Não obstante, é imprescindível problematizar aquilo que os jovens estão consumindo no mundo digital, por meio das redes sociais, para retomá-lo e trazêlo para o centro do debate numa perspectiva filosófica, com o intuito de ressignificar o consumo dessa arte que muitas vezes acontece em um viés mercadológico, voltado somente para o entretenimento (venda), para o capital, na tentativa de lucrar com a arte e na qual o seu caráter reflexivo fica em segundo, terceiro plano. Ressalta-se, pois, a importância de uma educação estética, proposta por Schiller (2002), em que os elementos estéticos são imprescindíveis para a formação do caráter humano, como forma de abandonar o estado que ele chama de “sensibilidade grosseira” e assim atingir o “agir moral”.
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