CINEMA, A MÁSCARA E AS CARETAS QUE O CORAÇÃO QUISER FILOSOFAR CONCEITOS E IMAGEM, CONCEITOS-IDÉIA DE JÚLIO CABRERA
Abstract
A prática pedagógica em Filosofia tem por objetivo dá lugar às formas de pensamento de um outro através do entendimento filosófico. O trabalho propõe um relato de experiência sobre o filme alemão Die Welle (A onda) durante o estágio supervisionado em sala de aula, a partir da observação e discussão sobre a ética, política, valores, sentimento de alteridade em que se articulam com vínculos de representações em imagens mentais, possibilitam recriar processos de subjetivação entre a ficção e o sensível real. Acerca das possibilidades de assimilação da aprendizagem, é necessário averiguar, se tudo o que é ensinado, é aprendido. A missão do educador deve lançar-se em 'ação-reflexão-ação' num transcender a função do método em que nos orienta o filósofo Kierkegaard [...]'todo espírito profundo necessita de uma máscara; e mais, uma máscara se forma perpetuamente em torno de todo o espírito profundo, e assim graças a interpretação dada a todas as suas palavras e a todas a manifestações de vida.’ Nesse sentido, 'o emocional não desaloja o racional: redefine-o', assim, o cinema pensa de Júlio Cabrera vem decifrar os conceitos-imagem, conceitos-ideia, para os filósofos cinematográficos, a apresentação sensível impactante, são alcançadas certas realidades que podem ser defendidas com pretensões de verdade universal, sem se tratar, portanto, de meras “impressões” psicológicas, mas de experiências fundamentais ligadas à condição humana, isto é, relacionada a toda a humanidade e que possuem, portanto, um sentido cognitivo. Conforme ensina Terezinha Rios no livro Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade, a Filosofia tem um caráter na qualidade afetiva da sabedoria, caracteriza como busca amorosa de um saber inteiro. Ver com clareza e profundidade a realidade, com atitude crítica desvencilha a compreensão e os sentidos, do valor, da significação dos objetos sobre os quais se volta para conhecer, assim um esculpir da palavra de sabedoria, e a tarefa do filósofo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).