A QUESTÃO ÉTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: O RECORTE DA ALTERIDADE NUMA PERSPECTIVA DUSSELIANA
Abstract
Este trabalho surgiu a partir da observação da ausência de conteúdos de Filosofia da Libertação, em geral, e, em particular, de Ética da Libertação, nos livros didáticos de filosofia do ensino médio adotados nos últimos dez no ensino de filosofia no Brasil. Por meio da análise de obras como Iniciação à filosofia (2013) da professora Marilena Chauí, Fundamentos de Filosofia (2016) de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes, Filosofia: experiência do pensamento (2016) de Silvio Gallo, Filosofando: introdução à filosofia (2016) de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins e da obra Curso de filosofia para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação (2005), organizado pelo professor Antônio Rezende, notou-se que há uma lacuna sobre a filosofia latino-americana, em especial sobre a filosofia da libertação.
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