A CRIAÇÃO DO SER DOCENTE NA JORNADA FILOSÓFICA
Abstract
Este resumo visa relatar a experiência da bolsista do PIBID da Universidade Estadual de Santa Cruz, no Centro Integrado Oscar Marinho Falcão – CIOMF, com a turma de segundo ano do ensino médio, supervisionada pelo professor Ítalo Costa. Dentro deste tempo integrando o programa é possível perceber que sua importância reside em diversos aspectos que contribuem para a criação e desenvolvimento do ser docente. Alguns desses aspectos incluem: Vivência prática, Integração com a comunidade escolar, Reflexão sobre a prática pedagógica, Desenvolvimento de competências profissionais, Articulação teoria-prática. A criação do ser docente enfrenta diversos obstáculos, dentre eles, a quebra do paradigma de que o docente não é também um aprendiz e a convivência em sala proporciona a percepção de que os discentes têm ensinamentos e que nós como professores devemos receber, alimentá-los e utilizá-los em sala. Reconhecer que os alunos também têm muito a ensinar, além de aprender, é essencial para uma prática pedagógica mais respeitosa. A importância do aprendizado contínuo para um docente de filosofia reside na natureza dinâmica e em constante evolução da disciplina filosófica. A filosofia é uma área do conhecimento que está sempre se renovando, com novas correntes de pensamento, debates e descobertas filosóficas surgindo constantemente. Além disso, a filosofia está intrinsecamente ligada a questões sociais, éticas e políticas em constante transformação, o que requer dos professores uma compreensão atualizada desses contextos. O docente que se coloca na posição de aprendiz está aberto a novas ideias, métodos e perspectivas, enriquecendo assim a sua prática pedagógica, também se torna mais empático em relação às dificuldades dos alunos, compreendendo que o processo de aprendizado é desafiador e contínuo para todos. O docente de filosofia é um eterno pesquisador e aprendiz, sempre buscando mais conhecimento, e o programa PIBID apresenta aos docentes em formação esta realidade e a importância dela, para poder solucionar problemas com agilidade, racionalidade e respeito, sejam eles em meio aos docentes e colegas ou aos discentes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).