OS MEANDROS DA ESCRITA ACADÊMICA
Renata Ferreira Costa
USP/UFS/ GEFES/CNPq
Resumen
A pesquisa, ferramenta indispensável na rotina acadêmica, especialmente no
ensino público, visa não somente buscar, produzir e divulgar conhecimento, mas também
fomentar o próprio ensino/aprendizagem de seus fundamentos e métodos, tornando-se peça
chave na construção da autonomia intelectual e da consciência crítica do discente. A pesquisa
é, portanto, um princípio científico e educativo. O ingresso no universo da ciência, que se dá
por meio da pesquisa, é um processo lento, especializado e extremamente complexo, que
demanda, dentre outras coisas, uma nova forma de relação com a leitura, muito mais analítica
e crítica, e uma prática constante de escrita de gêneros textuais próprios ao domínio discursivo
acadêmico. Assim, pode-se afirmar que leitura e escrita, etapas fundamentais da produção do
conhecimento, são indissociáveis da pesquisa científica. Contudo, a pouca familiaridade com
os gêneros e a escrita acadêmica torna-se uma questão bastante complexa para alunos de
graduação, que reclamam da dificuldade de produzir textos criativos, originais ou inéditos,
subordinados às normas da linguagem e estilo acadêmicos, de modo que, muitas vezes, pelo
hábito de reprodução textual desde o ensino fundamental e/ou o desconhecimento das normas
de citação e referenciação de fontes, acabam por entregar aos professores textos com muito
pouca qualidade ou até mesmo o que se configura como plágio. Diante desse contexto, este
minicurso visa refletir sobre as características intrínsecas ao discurso acadêmico-científico e
oferecer aos estudantes subsídios para o desenvolvimento de competências e habilidades em
escrita acadêmica, sem deixar de lado os aspectos da leitura crítica na universidade, cuja
principal função é a produção escrita do conhecimento.