FILOSOFIA E TRAGÉDIA
Cecília Mendonça De Souza Leão Santos
Résumé
O minicurso se dedica a explicar e contrapor as teorias filosóficas acerca das relações entre literatura, verdade e moralidade conforme desenvolvidas na antiguidade grega e na Europa moderna. A exposição é dividida em duas etapas dedicadas a explorar o relacionamento entre a filosofia e o drama trágico como gênero literário privilegiado em dois momentos da história do pensamento ocidental sobre arte poética. Os dois primeiros encontros tratam da ancestral disputa entre discurso poético e discurso filosófico no seio da filosofia clássica. Tomaremos como ponto de partida os conflitos entre a poesia homérica e a filosofia platônica; em seguida apresentaremos os conceitos centrais da poética aristotélica que se tornaram paradigmáticos na história das perscrutações filosóficas sobre obras literárias. Os dois últimos encontros objetivam expor a concepção de tragédia elaborada por Hegel, articulando as distinções entre as manifestações do gênero na antiguidade e na modernidade. Ao situar a função da exegese de “Antígona” na sistematização do pensamento estético hegeliano, também é possível elucidar como a construção moderna da subjetividade incutiu mudanças significativas no drama trágico, conforme atestam as obras de Shakespeare e Goethe. Por fim, abordaremos as conexões entre as filosofias do trágico engendradas na Grécia e na Alemanha a partir de “O nascimento da tragédia”, sem dispensar o exame das críticas feitas pelo próprio Nietzsche no prefácio da edição de 1886.