A ESCOLA BRASILEIRA EM CRISE: O QUE A FILOSOFIA TEM A DIZER

Carlota Boto

USP

Christian Lindberg

PPGF-UFS

Samuel Mendonça

PUCcamp


Résumé

O objetivo dessa mesa é problematizar, sob o prisma filosófico, os dilemas da escola brasileira na atualidade. Parte-se da seguinte constatação: a escola passa por uma crise, situação que tem sido utilizada para justificar um conjunto de reformas que tendem a retirar-lhe os desígnios que a modernidade lhe proporcionou, a saber, a de ser uma instituição que ensine tudo a todos/as, de forma indistinta. Desse modo, pretende-se transitar por alguns temas que tem mobilizado a reflexão filosófica na área da educação, a saber: homeschooling, projeto Escola sem partido, autoritarismo, reformas educacionais, ideologia de gênero, reforma do ensino médio, BNCC, neoliberalismo, neoconservadorismo, etc. Como contraponto, busca-se identificar a escola como locus propício para a constituição de sujeitos autônomos, reflexivos, críticos, criativos e que exerçam a cidadania com base em princípios éticos e políticos. A crise da escola é, antes de tudo, uma oportunidade para (re)pensar sobre suas atribuições sociais, onde o caráter laico, público, plural, democrático, para todos/as e gratuito continuem sendo evidenciados. Por fim, para elucidar os temas em questão, os integrantes da mesa utilizarão como fonte filósofos/filósofas da educação.

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