O Instituto Ponte Nova e a formação de Professoras
Keywords:
Instituto Ponte Nova, Formação de Professoras, História da Educação ProtestanteAbstract
Este trabalho tem o objetivo de investigar a trajetória de formação de professoras, ex-alunas do Instituto Ponte Nova, durante a década de 1930. Colégio protestante fundado, em 1906, por missionários presbiterianos norte-americanos, na cidade baiana de Wagner, durante décadas, foi responsável pela formação de gerações de professoras, que organizaram e dirigiram escolas denominadas primárias, mantidas pela Missão Central do Brasil, as quais funcionaram como berço de uma possível população para suas igrejas e o próprio IPN. O referencial teórico-metodológico está pautado em Chartier (1990), Catani (1997), Viñao Frago (1996, 1998), Freitas (2002) e em Ginzburg (2002). Durante décadas, o Instituto Ponte Nova formou gerações de professoras que atuaram no hinterland brasileiro, irradiando um modelo de educação presbiteriana e determinando novos comportamentos, valores e hábitos de higiene e saúde.
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