O Instituto Ponte Nova e a formação de Professoras

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Mots-clés :

Instituto Ponte Nova, Formação de Professoras, História da Educação Protestante

Résumé

Este trabalho tem o objetivo de investigar a trajetória de formação de professoras, ex-alunas do Instituto Ponte Nova, durante a década de 1930. Colégio protestante fundado, em 1906, por missionários presbiterianos norte-americanos, na cidade baiana de Wagner, durante décadas, foi responsável pela formação de gerações de professoras, que organizaram e dirigiram escolas denominadas primárias, mantidas pela Missão Central do Brasil, as quais funcionaram como berço de uma possível população para suas igrejas e o próprio IPN. O referencial teórico-metodológico está pautado em Chartier (1990), Catani (1997), Viñao Frago (1996, 1998), Freitas (2002) e em Ginzburg (2002). Durante décadas, o Instituto Ponte Nova formou gerações de professoras que atuaram no hinterland brasileiro, irradiando um modelo de educação presbiteriana e determinando novos comportamentos, valores e hábitos de higiene e saúde.

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Biographie de l'auteur

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação (PUC/SP). Bolsista de Produtividade em Educação pelo CNPq, desde 2012. Professora da Graduação e do PPED/Universidade Tiradentes. Líder do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/GPHPE/Unit. Membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Sergipana de Educação.

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Publiée

2023-09-29

Comment citer

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. O Instituto Ponte Nova e a formação de Professoras. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 32, p. 180–198, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/19715. Acesso em: 27 sept. 2024.