Favos de resisitências
uma experiência singular de um projeto educativo sobre gênero e história pública
DOI:
https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21210Keywords:
Gênero, Violência de gênero, Ensino de História, Memória, História públicaAbstract
Gender issues are part of our daily lives, for example, gender violence has grown exponentially in the Covid-19 pandemic due to social isolation, with thousands of people raped annually in our country. This alarming social problem, along with others related to gender issues, still remain and are manifested in the school environment as an expression of the macrosocial sphere, as it is also produced by it. Based on these guiding questions, we carried out this research in order to produce historical-educational knowledge through shared authority regarding gender issues with students in the 1st and 2nd year of high school, belonging to a public school in the municipality of Campo Mourão, in Paraná. We start from student experiences as potentiators for the construction of narratives and group debate in a methodology of thematic workshops based on Benjamin's remembrance practices.
Downloads
Metrics
References
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2014.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, História e (re)invenção educacional: uma tessitura coletiva na escola pública. In: MENEZES, Maria Cristina. Educação, Memória, História: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 287-330.
LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.
PAIM, Elison Antonio; PEREIRA, Pedro Mülbersted; FREIRE, Ana Paula da Silva. Apresentação: porque dialogar com experiências e memórias na acepção de Walter Benjamin ou a modo de apresentação. In: _____. Diálogos com Walter Benjamin: memórias e experiências educativas. Florianópolis: Gráfica e Editora Copiart, 2018, p. 17-35.
PEGO, Richardson Dutra da Costa. A imagem do feminino em Walter Benjamin: uma análise da mulher a partir da perspectiva de gênero. 2016. 104 f. (Mestrado em Letras). Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2016.
REIS, Toni; EGGERT, Edla. Ideologia de Gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros.Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 138, p. 9-26, jan./mar. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)